domingo, 21 de outubro de 2012

“O Eu é um Outro” Obra: Inotavel


Inotável

Inotável é um fluxo de linhas de rotas semelhantes que se cruzam e onde são deixados rastros pessoais, quase irrelevantes. As vezes um olhar, as vezes um cheiro, as vezes uma palavra que passou, você ouviu ela, e de repente já se esqueceu, foi passageiro transitório cabendo a você calcular se a tal ato de sutileza e pensar tem algum motivo para chegar até você. São vários os caminhos que as pessoas tomam, são milhares de sons que passam por despercebido, cabendo a nós imaginarmos o que isso ou aquilo pode ter alguma relação com a nossa vida. Segundos fazem muita diferença, às vezes um sinal que paramos por estar vermelho, talvez o atraso do ônibus, e com esse tempo de diferença que se ganha ou se perde você perde um detalhe. As vezes é um amigo, as vezes é uma pessoa que pode fazer toda a diferença em sua vida.
O acaso a distração, as vezes faz com que perdemos um detalhe.

Exibição
O trabalho vai se basear na gravação de cenas do cotidiano das pessoas no seu dia a dia, em horários diferenciados, onde umas criam com as outras esses vínculos invisíveis.
A montagem do vídeo vai ser baseado em recortes diferenciados, lembrando um pouco uma linguagem de quadrinhos (essa ideia veio por acaso, a principio não era essa a intenção), o vídeo vai ser projetado na parede e em alguns momentos pensei em colocar uma palavra uma frase daquele momento.


A Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma, juntamente com o SESC, convidam para a abertura da exposição coletiva

“O Eu é um Outro”

21/04 Sábado, às 19h


Angelica Neumaier
Bel Duarte
Ctrl.j
Daniele Zacarão
Elke Hülse
Henry Goulart
Iêda Topanotti
Jonata Santos
Marcius
Marcos Dagostin
Marcos Gomes
Mirça Becker
Neusa Milanez
Odete Calderan
Rosangela Becker
Rosimeri Antunes
Vitor Maccari

Curadoria de Fernando Boppré

O Eu é um Outro
deslocada ex-posição

Vamos lá: a presente mostra está fundamentada em seu título "O Eu é um Outro", tomado de empréstimo do poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891). Ora, se aquilo que chamamos de “eu” não necessariamente precisa coincidir comigo mesmo, isso quer dizer que estamos livres para experimentar o outro. Viver a alteridade, experimentar aquilo que é diferente de nós. É como se um palestino se tornasse... israelense. Um corintiano virasse... palmeirense. Um homem se transformasse em... mulher (nem que seja por apenas um dia, como no Carnaval).

Ao invés de produzir os trabalhos "para o outro", os artistas desta exposição os realizaram "no lugar do outro". Optamos por promover uma abertura irrestrita do espaço da Fundação Cultural a todos os artistas de Criciúma que estivessem dispostos a se tornarem outros. Eis que diversos nomes atenderam ao chamado e estão aqui para mostrar seus deslocados trabalhos. Fica o convite para que você também se torne algo diferente daquilo que costuma ser. A nossa mostra é um pretexto para se investir (ou se vestir, você escolhe) no papel do outro (algo muito comum, por exemplo, para os atores).

Qual o objetivo? Bem, nem tudo precisa ter um objetivo nessa vida (sobretudo, na arte). Mas, se fosse para dizer que temos um objetivo, eu diria que se trata de uma experiência aberta: que tal vivenciar outras personalidades? Ora, se estamos sempre acostumados a dançar o samba, por que não, um dia desses, aprendermos a bailar o tango?

Fernando Boppré
Curador

Visitação até 31 de Maio de 2012.

Galeria de Arte Contemporânea
Fundação Cultural de Criciúma
Centro Cultural Jorge Zanata
Rua Cel. Pedro Benedet, 269 – Centro
CEP: 88801-250 Criciúma/SC

Mais informações e visitas mediadas:
(48) 3445-8840 / 8841 / 8842
galeriadeartefcc@gmail.com
arteeducacaofcc@gmail.com

http://www.galeriafcc.blogspot.com.br/
http://www.agaleriadeartevaiaescola.blogspot.com.br/
http://www.fundacaoculturalcriciuma.com.br/

Realização

SESC

Apoio

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CRICIÚMA


VITIVINÍCOLA URUSSANGA

KASBURG & VARGAS

--
Galeria de Arte
Fundação Cultural de Criciúma
http://galeriafcc.blogspot.com/
48 3445-8840



























Nenhum comentário:

Postar um comentário